\/p>1. INTRODU\u00c7\u00c3O\r\n\r\nOs acidentes de tr\u00e2nsito crescente a cada ano e representam um grande desafio para a sa\u00fade p\u00fablica brasileira. A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade (OMS) acredita que em 2020 os acidentes de tr\u00e2nsito ser\u00e3o a segunda causa de morte prematura no mundo. No Brasil, essa situa\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 diferente. Os acidentes de tr\u00e2nsito representam mais de um quarto das mortes violentas, al\u00e9m de ser um problema social e econ\u00f4mico.\r\nMesmo as motocicletas representando uma menor frota (22%) em rela\u00e7\u00e3o a outros ve\u00edculos, s\u00e3o as que mais contribuem para acidentes de tr\u00e2nsito. Isso se explica devido ao fato de que as mesmas s\u00e3o de grande vulnerabilidade no tr\u00e2nsito, al\u00e9m de gerar acidentes mais graves, com potencial de mortalidade aproximadamente 10 (dez) vezes maior que os autom\u00f3veis.\r\nA motocicleta \u00e9 sin\u00f4nimo de gera\u00e7\u00e3o de renda e emprego para muitas fam\u00edlias brasileiras, assim como seu principal meio de subsist\u00eancia, j\u00e1 que s\u00e3o utilizadas para exercer atividades remuneradas, entre outras de grande import\u00e2ncia para melhoria do padr\u00e3o de vida familiar. Exemplos disso s\u00e3o encontrados no trabalho di\u00e1rio dos moto-fretistas e moto-taxistas.\r\nAssim, torna-se extremamente importante a ado\u00e7\u00e3o de medidas na tentativa de reduzir os acidentes de tr\u00e2nsito, principalmente nos que envolvam motocicletas, j\u00e1 que os mesmos possuem os maiores \u00edndices de morbimortalidade. Para isso, mais do que leis eficazes, se faz necess\u00e1rio a educa\u00e7\u00e3o para o tr\u00e2nsito, com o prop\u00f3sito de contribuir para um tr\u00e2nsito mais seguro.\r\nBuscando fomentar a utiliza\u00e7\u00e3o mais segura e consciente dos motociclistas e tamb\u00e9m ajudar a promover a harmonia no tr\u00e2nsito entre os usu\u00e1rios de diferentes tipos de ve\u00edculos e o pedestre, desta forma, promover a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o que visem o aperfei\u00e7oamento dos motociclistas deve fazer parte da proposta de redu\u00e7\u00e3o de acidentes de tr\u00e2nsito.\r\nA Guarda Municipal em parceria com o senhor Alfredo Barbosa de Lima, que publicou a Cartilha Educacional do motociclista, tem como objetivos chamar aten\u00e7\u00e3o dos condutores e ampliar as reflex\u00f5es sobre como se portarem de forma correta no tr\u00e2nsito, sensibilizando-os de maneira clara e objetiva; e possibilitar aos condutores uma constru\u00e7\u00e3o de um conhecimento sobre a legisla\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito referente \u00e0s normas gerais de circula\u00e7\u00e3o e conduta.\r\n\r\n2. OBJETIVO:\r\n O objetivo da palestra \u00e9 buscam transmitir ao motociclista dicas de seguran\u00e7a, al\u00e9m de apresentar os fatores que causam acidentes e as principais estrat\u00e9gias para uma pilotagem segura e consciente, atitudes preventivas entre outros.\r\n\r\n3. CONTEUDO PROGRAMATICO\r\n As Palestras ser\u00e3o din\u00e2micas, levando em considera\u00e7\u00e3o os conhecimentos pr\u00e9vios dos participantes e de aprendizagem. \u00c9 importante destacar que al\u00e9m de informa\u00e7\u00f5es, os conte\u00fados devem possibilitar discuss\u00f5es permanentes que favore\u00e7am a aquisi\u00e7\u00e3o de valores, posturas e atitudes de cidadania no tr\u00e2nsito.\r\n\r\nAs palestras ser\u00e3o ministradas pelo Guarda Municipal Brito que ir\u00e1 abordar os seguintes temas: \r\n\r\n\uf0fc\tEduca\u00e7\u00e3o no tr\u00e2nsito\r\n\u2022\tConscientizar os motociclistas sobre a import\u00e2ncia da pr\u00e1tica de cidadania no tr\u00e2nsito.\r\n\r\n\uf0fc\tNo\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas de Legisla\u00e7\u00e3o \r\n\u2022\tLegisla\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito (normas gerais de circula\u00e7\u00e3o e conduta).\r\n\u2022\tLei Federal de regulamenta\u00e7\u00e3o do exerc\u00edcio profissional (motofretista e mototaxista).\r\n\r\n\uf0fc\tUso adequado dos equipamentos de seguran\u00e7a.\r\n\u2022\tImport\u00e2ncia do uso dos equipamentos de seguran\u00e7a do motociclista, do passageiro e da motocicleta. \r\n \r\nO Senhor Alfredo Barbosa vai abordar os seguintes assuntos Conceito e aplica\u00e7\u00e3o de pilotagem segura, Gest\u00e3o do risco sobre duas rodas que s\u00e3o os conte\u00fados que consta na publicado de sua Cartilha.\r\n\uf0fc\tPilotagem defensiva.\r\n\u2022\tNorma, leis e dicas para uma condu\u00e7\u00e3o segura\r\n\u2022\tVerifica\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo \r\n\u2022\t Uso adequado dos equipamentos de seguran\u00e7a \r\n\u2022\t Acondicionamento de cargas \r\n\u2022\tT\u00e9cnicas de postura corporal e de preven\u00e7\u00e3o de acidentes na condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo\r\n\r\n\uf0fc\tPilotando em situa\u00e7\u00f5es adversas e de risco: \r\n\u2022\tUltrapassagem\r\n\u2022\tDerrapagem\r\n\u2022\t Varia\u00e7\u00f5es de luminosidade;\r\n\u2022\t Cruzamentos, curvas, cabeceiras de pontes viadutos e elevados; \r\n\u2022\t Condi\u00e7\u00f5es da via (ondula\u00e7\u00f5es, buracos, etc.); \r\n\u2022\tDerramamentos (\u00f3leo, areia, brita, etc.).\r\n\r\n\uf0fc\tEstrat\u00e9gias para a preven\u00e7\u00e3o de acidentes de tr\u00e2nsito:\r\n\u2022\tVer e ser visto\r\n\u2022\t Ponto cego dos ve\u00edculos ou \u00e2ngulos mortos\r\n\u2022\tPosicionamento na via\r\n\u2022\tDist\u00e2ncia de seguran\u00e7a\r\n\u2022\tControle da velocidade\r\n\u2022\tCuidados com os demais usu\u00e1rios da via\r\n\u2022\t Frenagem normal e de emerg\u00eancia\r\n\u2022\tVerifica\u00e7\u00e3o permanente do ve\u00edculo\r\n\u2022\tRiscos envolvidos em falar ao celular e utilizar outros aparelhos sonoros\r\n\r\n4. PUBLICO ALVO:\r\n\r\nAs palestras ser\u00e3o oferecidas gratuitamente para motociclistas. Sendo intermediados por empresas, preocupadas em ampliar a seguran\u00e7a de seus empregados que utilizam a motocicleta como meio de transporte ou ferramenta de trabalho.\r\nO curso \u00e9 avaliado e reformulado constantemente na busca de estrat\u00e9gias eficientes para provocar no jovem motociclista a motiva\u00e7\u00e3o para a mudan\u00e7a de comportamento.\r\nAo final de cada palestra ser\u00e1 fornecida uma Cartilha Educacional do Motociclista (segue em anexo) de autoria do nosso parceiro e palestrante senhor Alfredo de Lima\r\n\r\n5. CONCLUS\u00c3O:\r\nA educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito destinada a motociclistas \u00e9 fundamental para ampliar a seguran\u00e7a destes condutores e dos demais usu\u00e1rios da via que com eles compartilham o espa\u00e7o p\u00fablico. \r\n O grande desafio consiste em levar o motociclista a compreender a necessidade de adotar atitudes seguras, considerando que a escolha da motocicleta com meio de locomo\u00e7\u00e3o est\u00e1 muitas vezes relacionada a tra\u00e7os de personalidade com tend\u00eancia a subestimar o risco. Gerald J. S. Wilde (2005) no livro \u201cO Limite Aceit\u00e1vel do Risco\u201d caracteriza as pessoas como subestimadoras ou superestimadoras de risco. Segundo Wilde, os subestimadores assumem mais riscos, enquanto os superestimadores tomam menos risco do que o fariam se estivessem mais bem informados.\r\n\r\nREFER\u00caNCIAS BIBLIOGR\u00c1FICAS:\r\n\r\nCALIL, A.M. et al. Mapeamento das les\u00f5es em v\u00edtimas de acidentes de tr\u00e2nsito: Revis\u00e3o sistem\u00e1tica da literatura. Revista Latino-americana de Enfermagem, S\u00e3o Paulo, v.17, n.1, jan-fev. 2009.\r\n\r\nWILDE, G.J.S. O limite aceit\u00e1vel de risco: uma nova psicologia de seguran\u00e7a e de sa\u00fade. S\u00e3o Paulo: Casa do Psic\u00f3logo Livraria e Editora, 2005. 318 p.\r\n\r\nhttp:\/\/www.detran.rj.gov.br\/_documento.asp?cod=8262\r\n\r\nhttp:\/\/www.educacaotransito.pr.gov.br\/pagina-210.html\r\n\r\nhttp:\/\/www.prefeitura.sp.gov.br\/cidade\/secretarias\/upload\/chamadas\/educacao_transito_motociclistas_1318612440.pdf \r\n\r\nhttps:\/\/suzanecarvalho.blogosfera.uol.com.br\/2016\/07\/31\/projeto-pilotar-bem-atinge-motociclistas-experientes-e-em-formacao\/?cmpid=copiaecola\r\n","indexed":"1","cat":"566","_":"posts-387","path":[566,387],"photo-thumb":null,"tags":[],"extracats":[],"request":"public","redir":null,"type":"showroom"},w.pageload_additional=[],w.cg_webpartners_dl=!0,w.cg_holiday=0;})(window,top)
Tino Junior, apresentador do Balança Geral na TV RECORD, parabeniza Alfredo Cartilha
Tino Junior, apresentador do Balança Geral na TV RECORD, parabeniza Alfredo Cartilha, pelo seu trabalho e dedicação à segurança no trânsito. Através da Cartilha Educacional. Agradeço ao amigo Trovão, pela conexão.
Tino Junior, apresentador do Balança Geral na TV RECORD, parabeniza Alfredo Cartilha
Tino Junior, apresentador do Balança Geral na TV RECORD, parabeniza Alfredo Cartilha, pelo seu trabalho e dedicação à segurança no trânsito. Através da Cartilha Educacional. Agradeço ao amigo Trovão, pela conexão.
WAGNER MONTES FILHO
Apresentador do Balanço Geral Manhã na TV RECORD / Clique e veja o video
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CEO André Lap
Diretor de Designer - WebDesigner - Consultoria - Personal Marketer no Palace Hall
CEO André Lap
Diretor de Designer - WebDesigner - Consultoria - Personal Marketer no Palace Hall
DJ Português
Em reunião com Gerson, Marcelo Elias, e André Lap (Designer, WebDesigner e Personal, Marketer). No Recreio dos Bandeirantes, no Shopping Barra World. NetWork
Amin khader
Ator e Humorista
RubensTeixeira
É um escritor dentre os mais vendidos em 2014 e 2015 do best seller As 25 Leis bíblicas do sucesso, que está sendo traduzido em vários idiomas e lançados em vários paises.
Cristina Mel
Cantora Gospel
Bebeto
Ex jogador da seleção Brasileira do futebol
Atual Deputado Estadual
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Ex jogador da seleção Brasileira do futebol
Atual Deputado Estadual
Ana Júlia
Atriz da Rede Globo
Ana Júlia
Atriz da Rede Globo
Lubra
Da Lubra Moto Peças
Lubra
Da Lubra Moto Peças
Nilton Miranda
Comandante Nacional Coronel da Patrulha Aérea Civil
Nilton Miranda
Comandante Nacional Coronel da Patrulha Aérea Civil
Rômulo Costa
Rômulo Costa
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Motociclista consciente evita acidente
1. INTRODUÇÃO
Os acidentes de trânsito crescente a cada ano e representam um grande desafio para a saúde pública brasileira. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que em 2020 os acidentes de trânsito serão a segunda causa de morte prematura no mundo. No Brasil, essa situação não é diferente. Os acidentes de trânsito representam mais de um quarto das mortes violentas, além de ser um problema social e econômico.
Mesmo as motocicletas representando uma menor frota (22%) em relação a outros veículos, são as que mais contribuem para acidentes de trânsito. Isso se explica devido ao fato de que as mesmas são de grande vulnerabilidade no trânsito, além de gerar acidentes mais graves, com potencial de mortalidade aproximadamente 10 (dez) vezes maior que os automóveis.
A motocicleta é sinônimo de geração de renda e emprego para muitas famílias brasileiras, assim como seu principal meio de subsistência, já que são utilizadas para exercer atividades remuneradas, entre outras de grande importância para melhoria do padrão de vida familiar. Exemplos disso são encontrados no trabalho diário dos moto-fretistas e moto-taxistas.
Assim, torna-se extremamente importante a adoção de medidas na tentativa de reduzir os acidentes de trânsito, principalmente nos que envolvam motocicletas, já que os mesmos possuem os maiores índices de morbimortalidade. Para isso, mais do que leis eficazes, se faz necessário a educação para o trânsito, com o propósito de contribuir para um trânsito mais seguro.
Buscando fomentar a utilização mais segura e consciente dos motociclistas e também ajudar a promover a harmonia no trânsito entre os usuários de diferentes tipos de veículos e o pedestre, desta forma, promover ações de educação que visem o aperfeiçoamento dos motociclistas deve fazer parte da proposta de redução de acidentes de trânsito.
A Guarda Municipal em parceria com o senhor Alfredo Barbosa de Lima, que publicou a Cartilha Educacional do motociclista, tem como objetivos chamar atenção dos condutores e ampliar as reflexões sobre como se portarem de forma correta no trânsito, sensibilizando-os de maneira clara e objetiva; e possibilitar aos condutores uma construção de um conhecimento sobre a legislação de trânsito referente às normas gerais de circulação e conduta.
2. OBJETIVO:
O objetivo da palestra é buscam transmitir ao motociclista dicas de segurança, além de apresentar os fatores que causam acidentes e as principais estratégias para uma pilotagem segura e consciente, atitudes preventivas entre outros.
3. CONTEUDO PROGRAMATICO
As Palestras serão dinâmicas, levando em consideração os conhecimentos prévios dos participantes e de aprendizagem. É importante destacar que além de informações, os conteúdos devem possibilitar discussões permanentes que favoreçam a aquisição de valores, posturas e atitudes de cidadania no trânsito.
As palestras serão ministradas pelo Guarda Municipal Brito que irá abordar os seguintes temas:
Educação no trânsito
• Conscientizar os motociclistas sobre a importância da prática de cidadania no trânsito.
Noções básicas de Legislação
• Legislação de trânsito (normas gerais de circulação e conduta).
• Lei Federal de regulamentação do exercício profissional (motofretista e mototaxista).
Uso adequado dos equipamentos de segurança.
• Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta.
O Senhor Alfredo Barbosa vai abordar os seguintes assuntos Conceito e aplicação de pilotagem segura, Gestão do risco sobre duas rodas que são os conteúdos que consta na publicado de sua Cartilha.
Pilotagem defensiva.
• Norma, leis e dicas para uma condução segura
• Verificação do veículo
• Uso adequado dos equipamentos de segurança
• Acondicionamento de cargas
• Técnicas de postura corporal e de prevenção de acidentes na condução do veículo
Pilotando em situações adversas e de risco:
• Ultrapassagem
• Derrapagem
• Variações de luminosidade;
• Cruzamentos, curvas, cabeceiras de pontes viadutos e elevados;
• Condições da via (ondulações, buracos, etc.);
• Derramamentos (óleo, areia, brita, etc.).
Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito:
• Ver e ser visto
• Ponto cego dos veículos ou ângulos mortos
• Posicionamento na via
• Distância de segurança
• Controle da velocidade
• Cuidados com os demais usuários da via
• Frenagem normal e de emergência
• Verificação permanente do veículo
• Riscos envolvidos em falar ao celular e utilizar outros aparelhos sonoros
4. PUBLICO ALVO:
As palestras serão oferecidas gratuitamente para motociclistas. Sendo intermediados por empresas, preocupadas em ampliar a segurança de seus empregados que utilizam a motocicleta como meio de transporte ou ferramenta de trabalho.
O curso é avaliado e reformulado constantemente na busca de estratégias eficientes para provocar no jovem motociclista a motivação para a mudança de comportamento.
Ao final de cada palestra será fornecida uma Cartilha Educacional do Motociclista (segue em anexo) de autoria do nosso parceiro e palestrante senhor Alfredo de Lima
5. CONCLUSÃO:
A educação de trânsito destinada a motociclistas é fundamental para ampliar a segurança destes condutores e dos demais usuários da via que com eles compartilham o espaço público.
O grande desafio consiste em levar o motociclista a compreender a necessidade de adotar atitudes seguras, considerando que a escolha da motocicleta com meio de locomoção está muitas vezes relacionada a traços de personalidade com tendência a subestimar o risco. Gerald J. S. Wilde (2005) no livro “O Limite Aceitável do Risco” caracteriza as pessoas como subestimadoras ou superestimadoras de risco. Segundo Wilde, os subestimadores assumem mais riscos, enquanto os superestimadores tomam menos risco do que o fariam se estivessem mais bem informados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CALIL, A.M. et al. Mapeamento das lesões em vítimas de acidentes de trânsito: Revisão sistemática da literatura. Revista Latino-americana de Enfermagem, São Paulo, v.17, n.1, jan-fev. 2009.
WILDE, G.J.S. O limite aceitável de risco: uma nova psicologia de segurança e de saúde. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora, 2005. 318 p.
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=8262
http://www.educacaotransito.pr.gov.br/pagina-210.html
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/educacao_transito_motociclistas_1318612440.pdf
https://suzanecarvalho.blogosfera.uol.com.br/2016/07/31/projeto-pilotar-bem-atinge-motociclistas-experientes-e-em-formacao/?cmpid=copiaecola